Seguidores

Músicas

sexta-feira, 2 de janeiro de 2009

1993 IGUAL A 2009

(Foto: voyagesphotosmanu.com )

Municípios nas regiões mais pobres da Bahia...

Deputado João Alves... reduto eleitoral. Fortuna pessoal contrasta com miséria e atraso da região. Seu nome não é visto em muros e cartazes. Sua presença é rara por ali.

Presidente Jânio Quadros... pessoas pedem chuva em penitências. Carregam pedras sobre a cabeça. Não chove desde janeiro. Pela cidade em sol de meio-dia, 17 místicos escaldantes caminham por uma hora rezando e fazendo penitência.

Ana Viana da Silva, 75, carrega sobre sua cabeça uma pedra e comanda a reza. Uma menina carrega um crucifixo. Um homem, 83 anos, uma pedra de cinco quilos na cabeça.

“As criação estão passando sede... As criança sofreno... As roça perdida...”.

Maetinga... uma mulher caminha 15 quilômetros a pé, 23 anos, dois meses após fazer uma ligadura de trompas, três filhos montados num burrico. Votos são trocados por comida, remédios e ligaduras de trompas.

“Também sou teu povo, Senhor, e estou nesta estrada, tu és alimento nesta caminhada!”.

Regiões onde escoam verbas de subvenção social, empréstimos públicos a fundo perdido. O dinheiro se perde pelo caminho, os políticos se perdem no cúmulo acúmulo.

Vereador osvaldo aguiar, orgulho por ter conseguido 109 ligaduras de trompas em oito anos. Cirurgia é moeda eleitoral, voto é moeda de troca.

“Votei pra tu! Me consegue uma operação!”.

Getulina...6500 sem-terras, 2500 famílias, 1600 crianças, zero a cinco anos, 800 mulheres, algumas grávidas, 34 dias, confrontos com a polícia militar...

Governo de São Paulo... no próximo ano não mais oferece educação pré-escolar, 46000 vagas no Estado, 9000 na capital...

“É chegado o momento de racionalização dos custos!”.

Antonio Callado afirma: “Temos o pior ensino de base que a história da humanidade tem visto!”.

NOVO ACORDO ORTOGRÁFICO

Depois de prefixo, quando a segunda palavra começar com s ou r, as consoantes devem ser duplicadas. Exemplos: antirreligioso, antissemita, contrarregra. No entanto, o hífen será mantido quando os prefixos terminarem com r, como hiper-, inter- e super-. Exemplos: hiper-requintado, inter-resistente, super-revista.

QUEM SOU EU

Minha foto
Salvador, BA, Brazil
Sou paulista, tenho 44 anos, e a seis anos moro em Salvador, Bahia, aonde vim fazer meu mestrado em arte-educação na Universidade Federal da Bahia. Sou professor de Metodologia de Pesquisa Científica na Faculdade São Tomaz de Aquino, nos cursos de Direito, Pedagogia e Comunicação. Presto serviços em Metodologia de Pesquisa Científica - minha especialidade - e Redação pela TEXTO&CONTEXTO: cursos, consultoria e normatização para textos científicos. Tenho atuado a mais de 15 anos junto a alunos de graduação e pós-graduação de universidades como UFBA, Uneb, USP, Unicamp, Unesp, UFPE, UFSC, FGV e universidades de Portugal e África, dentre outras. Em 2008, iniciei disciplinas no doutorado em Educação na UFBA como aluno especial.

ESTRADA

  • Nasci em São Paulo, capital, e fui criado no bairro da Moóca, tipicamente de classe média italiana, nascido como bairro proletário.
  • Nos anos de 1987 e 1988 fui membro individual da Anistia Internacional e em 1989 fui membro de grupo, escrevendo cartas para chefes de Estado e de Governo do mundo todo em prol de presos políticos e de consciência.
  • Em 1989, iniciei bacharelado no Instituto de Artes da Unicamp.
  • Em 1993, trabalhei como voluntário responsável pela biblioteca no Centro Boldrini, hospital referência no tratamento do câncer infantil, em Campinas.
  • Em 1996, com mais seis amigos, fundei o Centro de Cultura e Convívio Cooperativa Brasil, em Campinas.
  • Em 2000, escalei o vulcão Villarica, no Chile, o mais ativo da América do Sul, com quase 4 mil metros.
  • Em 2001, conclui especialização em Metodologia de Pesquisa Científica pela Unicamp.
  • Em 2003, graduei-me na ABADÁ-Capoeira.
  • Em 2007, conclui mestrado na área de arte-educação pela UFBA.
  • Desde 2007, sou membro da Igreja Batista da Graça.
  • Atualmente, sou Membro Internacional e de Rede de Ação Urgente da Anistia Internacional, escrevendo cartas para chefes de Estado e de Governo do mundo todo em prol de presos políticos e de consciência.

MEUS CONTATOS